Proseadores

Proseadores Culturais

Festa do Divino, uma motivação cultural.



João Rafael Cursino é historiador, músico e comerciante. Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo sob a orientação da Dra. Marina de Mello e Souza tem se dedicado aos projetos culturais de apoio à cultura popular sobretudo aqueles ligados à sua cidade de São Luiz do Paraitinga, SP.

Viola Caipira, história e continuidade.


Ivan Vilela é mestre em composição musical pela Unicamp, arranjador, instrumentista de viola brasileira e professor de viola na Universidade de São Paulo. É idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira. Desde 1996 faz apresentações no exterior, tendo tocado em países como França, Portugal, Itália, Inglaterra e Espanha. Lançou inúmeros discos e tem participações em uma diversidade de trabalhos.
Atualmente é pesquisador do INET na Universidade de Aveiro. Periodicamente colabora com revistas de música como a Guitar Player, e ministra cursos e seminários sobre Cultura Popular Brasileira, Harmonia Modal, Estética e História da MPB e Viola Caipira.

Sacy, Um redemoinho folclórico.

Ditão Virgílio, o maior Sacyólogo do Brasil, é Benedito dos Santos. O Luizense, popularmente conhecido como Ditão Virgílio, contador de histórias, declamador e autor de poemas e de literatura de cordel caipira, publicado numa série de livretos denominados “Estórias de Uma Perna Só”, além de outros livros e uma diversidade de vídeos e entrevistas. Ditão também é compositor e ator. Além destas atividades, participa de manifestações religiosas e culturais, há mais de 45 anos como palhaço nas Folias de Reis da cidade e também de outras atividades como fundador dos Blocos Carnavalescos do Caetê e Quaresmeira, confecção de artesanatos de saci esculpidos em bambu e membro fundador da SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci).

O Lobisomem, Lendas e Verdades…

Rubia Konstantyni é narradora de histórias, pesquisadora da tradição oral, artista-educadora, leitora em voz alta, atriz e produtora cultural.Gosta de pisar em terra úmida, com pés descalços. Sente um aconchego no coração quando escuta pássaros ou cigarras a cantar, quando avista vagalumes e quando é abraçada por uma boa história. Espalhar, entre palavras e olhares, o que ouviu ou leu é o seu brincar favorito. E é no Contar que a arte faz morada em seus dias. Há quatorze anos dedica-se a conhecer os Caminhos impossíveis de narrar histórias e memórias.

Elpídio dos Santos, Vida e Obra


Maria Regina dos Santos é filha do renomado compositor, Elpídio dos Santos. Nascida em São Luiz do Paraitinga/SP, é professora, consultora pedagógica e produtora cultural e Presidente do Instituto Elpídio dos Santos. Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade de Taubaté UNITAU,Taubaté, SP. Licenciada em Pedagógica pela Faculdade Prof. Carlos Pasquale. São Paulo, SP.Pós Graduação – Especialização em Gestão de Processos Comunicaionais pela Universidade de São Paulo USP.
Parecerista de Projetos Culturais do Ministério da Cultura. 2014 a 2016 Brasíla, DF.Membro do Conselho Municipal de Educação de Ubatuba – 1998 a 2000. Ubatuba, SP.Sócia da Empresa Santos Assessoria Pedagógica e Comunicação Ltda, que presta serviços na área de educação, comunicação e produção cultural.

Cultura de Paz na arte popular


Celio Turino é historiador, escritor e gestor de políticas públicas. Idealizador dos Pontos de Cultura e semeador do Bem Viver.Nascido em Indaiatuba, cresceu em Campinas. Atua há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais.Célio Turino foi secretário municipal de Cultura de Campinas de 1990 a 1992, Diretor do Departamento de Programas de Lazer na Secretaria de Esportes, na gestão de Marta Suplicy, e secretário na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010. Criador do Programa Cultura Viva, política do Ministério da Cultura que marca uma mudança de paradigma na elaboração de políticas públicas para a Cultura no Brasil O Programa Cultura Viva viabilizou a criação de mais de 2500 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil.